O que fazer em Santa Catarina

Praias, Serra, Parque Temático, cidades históricas e festas. Você pode encontrar tudo isso em Santa Catarina, saiba mais.

Da praia à serra, de Dubai à Itália, do Parque Temático às festas regionais. Veja opções do que você pode curtir nessas férias ou em qualquer época do ano. 

Com as férias de fim de ano chegando, as procuras por destinos para aproveitar os dias de calor, e que divirtam pais e filhos, viram o tema favorito das refeições, dos grupos de conversa e das pesquisas online.  

E aí, para onde você vai?  

Destino queridinho de muitos turistas, principalmente da região sul pela proximidade, Santa Catarina é um estado que agrada a todos os gostos e idades. São praias lindas, natureza, parques de diversão, cidades históricas e de imigrantes, opções na serra, cultura, gastronomia, badalação e, o que mais você queria? Com certeza terá por lá em algum lugar!  

Neste artigo, vamos lhe trazer dicas para planejar onde passar as suas férias em Santa Catarina, com aqueles locais lindos que você não pode deixar de conhecer. Separamos as principais cidades do estado, as mais procuradas ou interessantes para os turistas, com estilos e atrações variadas para que escolha qual combina mais com você e suas companhias de viagem. Não precisa ser só nessas férias, não! Tem programação em Santa Catarina para o ano inteiro.  

E para quem adora uma festa, igual a gente, tem dica especial também. Pega essa carona e vem com a gente!  

  • Florianópolis
  • Balneário Camboriú
  • Blumenau
    • Pomerode
    • Festa Pomerana
  • Osterfest
  • Penha
  • Nova Veneza
  • Urubici

Florianópolis  

A capital do estado é uma ilha que se divide entre os lindos cartões postais, a natureza, as ruínas e construções históricas, e os belos prédios, shoppings, modernidades e muito trânsito.  

Floripa, para os íntimos, é essa mistura louca que encanta os olhos. Porém, quando falamos do trânsito, ele realmente é intenso principalmente nos meses de verão. Para fugir um pouco do estresse, é interessante escolher o seu local de hospedagem já pensando nos seus interesses na viagem, e evitar as perdas de tempo com o deslocamento.  

Jurerê Internacional, por exemplo, é a região das grandes festas, com jovens que não se importam em investir seu dinheiro em diversão. Joaquina é para onde os surfistas preferem ir. Na Lagoa da Conceição você encontra várias opções de bares e restaurantes, além dos esportes aquáticos que podem ser praticados na própria Lagoa. As praias do norte e do sul são ótimas para descansar, programações familiares e contato com a natureza. E tantas outras opções para curtir.  

Algumas dicas para incluir no seu roteiro é o Mercado Público bem no centro, com foco na gastronomia local; Mirante Morro da Cruz há 7km do centro, com uma vista linda da cidade; aproveitar o fim de tarde em Santo Antônio de Lisboa, um dos bairros mais antigos da cidade; curtir as Dunas da praia da Joaquina onde pode praticar o famoso skibunda; a Ilha do Campeche com acesso a partir da contratação de um passeio de barco e pode curtir a água bem azul, praticamente um caribe brasileiro; os casarões antigos do Ribeirão da Ilha; e, claro, todas as belas praias, quantas você conseguir visitar.   

Praia do Campeche – Florianópolis

E as festas?  

Há muitas festas regionais por Florianópolis que acontecem o ano inteiro, mas com certeza o Ano Novo ou Réveillon tem um destaque especial por aqui. A virada é marcada por uma queima de fogos na Ponte Hercílio Luz, que reúne moradores e turistas para assistir um verdadeiro e emocionante espetáculo. Além disso, a cidade toda se movimenta em atrações para curtir a chegada do novo ano, com programações nos hotéis, restaurantes, bares e baladas.  

Balneário Camboriú    

Um dos destinos mais badalados do sul, Balneário Camboriú é considerada como uma versão menor do Rio de Janeiro, ou aos menos modestos, a Dubai brasileira.  

Isso porque a região se desenvolveu muito a partir da construção de grandes prédios, com estruturas espelhadas e uma arquitetura de tirar o fôlego. Inclusive, o 7 dos 10 edifícios mais altos do Brasil estão aqui, sendo o maior de todos o One Tower com 290m de altura e 77 andares, concluído em 2021.  

As atrações para Balneário Camboriú durante o dia vão desde curtir as praias, o glamour da cidade, o Parque Unipraias com o famoso teleférico da região e quem sabe até dar uma voltinha na Roda Gigante que fica na beira da praia, aberta das 9h às 21h. Ao anoitecer, Balneário ganha outra forma e a Avenida Atlântica é iluminada pelos vários bares, restaurantes e baladas. A dica é caminhar por ali e ver qual mais combina com você e seu humor no dia.  

E tem festa por aqui?  

Mas é claro! Além das famosas baladas, e outras festividades tradicionais, em Julho acontece já há 22 anos a festa “Amigos se Encontram”, que começou com uma reunião de amigos pela Avenida Atlântica e hoje acontece com a inscrição de grupos de amigos que reservam tendas pela avenida para curtir o fim de semana na companhia do seu grupo, dos demais grupos e de todos os moradores e turistas que circulam pela região. Esta comemoração já emenda com o aniversário da cidade que é dia 20 de Julho, e traz diferentes atrações todos os anos.  

Blumenau   

Para quem cansou um pouco do clima praiano, pode alterar o seu pacote turístico de “Dubai” para a Alemanha, sem sair de Santa Catarina. Blumenau é famosa por manter viva a cultura alemã, desde a arquitetura das casas eixaimel, quanto na gastronomia que não dispensa um bom marreco acompanhado de um caneco de chopp. E os strudels dos cafés coloniais, também são imperdíveis.  

A melhor forma de conhecer Blumenau é caminhando pelo centro e curtir as belezas das construções, parar no caminho para saborear a culinária e mergulhar em sua cultura. Na arquitetura destacam-se o prédio da prefeitura, o Teatro Carlos Gomes, a Catedral, o Castelinho do Turismo, a Fundação Cultural Blumenau e o Museu da Cerveja. E uma coisa que talvez nem todos saibam, é que a Vila Germânica fica aberta o ano inteiro, não necessariamente “em festa”, mas com muitas lojas, restaurantes e sua simpática decoração que já um grande passeio.  

Prefeitura de Blumenau

Eu ouvi falar em festa?  

Sobre a Oktoberfest de Blumenau você já sabe, nós até já escrevemos um artigo especial sobre ela leia aqui (Oktoberfest em Blumenau e no mundo, conheça um pouco mais dessa festa). Mas, o que você talvez não conheça é a sua edição de verão, a Sommerfest que aconteceu durante 15 anos na cidade. Era uma versão de verão da Oktoberfest, que acontecia em janeiro. Atualmente essa festa está passando por um reposicionamento e podemos ter novas surpresas para o próximo verão em Blumenau. Ficamos no aguardo!  

Teatro Carlos Gomes de Blumenau

Pomerode    

Há apenas 28km, bem perto de Blumenau está Pomerode. Uma pequena cidade que mais uma vez lhe fará sentir-se em uma viagem para a Alemanha. Inclusive, essa região do Vale do Itajaí onde está Blumenau e Pomerode, entre outras cidades, é conhecido como Vale Europeu, e é circuito de muitos passeios inclusive de grupos de ciclistas.  

O que mais impressiona é que toda Pomerode parece uma experiência vivida em uma pequena vila alemã, em 1 (um) dia na cidade você já consegue aproveitar as belezas da arquitetura na Rota Eixaimel; passar pelo Portal Turístico e já adquirir um artesanato local; ir ao Pórtico do Imigrante; visitar o Museu Casa do Imigrante e o Museu Pomerano; conhecer o Teatro Municipal e se deliciar com a deliciosa gastronomia, algumas vezes até exótica, quem já provou creme de avelã com linguiça Blumenau?  

Mas o clima de Pomerode só fica completo com as festas locais, e são muitas!  

Portal de Pomerode

Festa pomerana  

Esta é a celebração do aniversário da cidade que ocorre em janeiro desde 1984, invadindo 15 dias do mês. Ela se assemelha à Oktoberfest pelas tradições alemãs, e as últimas edições reuniu mais de 80mil pessoas.  

Osterfest  

Esta é a festa de Páscoa que reúne, no Centro Cultural da cidade, atrações musicais, muita comida típica e várias tradições alemãs como a Osterbaum, que é uma árvore toda enfeitada por cascas de ovos pintadas à mão. A Osterbaum de Pomerode entrou no Guiness Book por suas 120 mil casquinhas pintadas em 2017. Outra atração é o Ostermarkt, a famosa Feira de Páscoa com artesanato e decoração.  

E além dessas na época de Natal, Pomerode é tomada pela Weihnachtsfest, e o mês de julho é sempre marcado pelo Festival Gastronômico.  

Símbolo de Pomerode

Penha    

Próximo a Balneário Camboriú, apenas 34km, está Penha, destino de muitas praias tranquilas de águas transparentes como a Praia Alegre, Praia Bacia da Vovó, Praia do Quilombo e a Praia do Trapiche. Mas também é o destino obrigatório se você tem crianças na família, ou se há uma aí, em algum, lugar dentro de você. Isso porque, Penha é o local onde está o Beto Carreiro World, o maior Parque Temático da América Latina, que traz mais de 100 atrações para agradar todas as idades, lindos ambientes temáticos e, sem dúvida, um passeio que será inesquecível para todos. A tendência é que no verão o parque esteja sempre cheio, por isso prepare a paciência para enfrentar as filas. São turistas do Brasil inteiro dedicados a curtir toda a estrutura.  

Mas, Penha é só praia e parque? Não! Tem festa também!  

Em homenagem aos maricultores, a Festa Nacional do Marisco é uma das maiores celebrações do município, que reúne atrações musicais, com grandes nomes da música nacional, e muita comida típica onde o marisco é a principal atração. A festa acontece normalmente em novembro!  

Nova Veneza    

E não é que tem mais um país em Santa Catarina? Nova Veneza é o pedacinho de Itália do estado, com muitas heranças de seus imigrantes, que são vistas claramente nas construções históricas e nas opções turísticas.  

A recepção para a cidade será em seu famoso pórtico. Em visita à praça Humberto Bortoluzzi, já será possível conhecer a Gôndola Lucille, original de Veneza, e a Rua Coberta, que aos fins de semana fica aberta somente ao fluxo de pedestres e não de carros. Se o seu lado romântico aflorar, leve o seu cadeado e deixe seu registro na linda Ponte dos Namorados. E se na Alemanha temos chopp, na Itália temos vinho! A Vinícola Borgo fica em um pequeno castelo e promove uma deliciosa visita com degustações.  

E vamos contar um segredo: é na festa que a versão mais italiana dessa cidade se revela.  

O mês de junho é marcado pela Festa da Gastronomia Italiana, que ocorre na segunda quinzena com muitos pratos deliciosos, concursos, shows, desfiles e é durante essa festa que acontece o tão esperado Carnavale di Venezia, quando o mistério das máscaras e das belas roupas europeias invadem as ruas da cidade. Prepare a sua máscara e não deixe de participar! 

Urubici    

Saindo das praias e das cidades históricas, indo direto para a Serra Catarinense, Urubici é o destino com as belezas naturais mais lindas quando o assunto são cachoeiras, matas, cavernas e cânions. E para quem prefere um clima mais friozinho, essa é a região perfeita. Aqui você pode tirar um tempo simplesmente para descansar e curtir o visual, ou encarar passeios mais radicais em meio à natureza. O caminho pela Serra do Rio do Rastro já é uma aventura e um espetáculo.  

E por falar nisso, que tal uma foto espetacular? Em maio/2022 foi inaugurada a plataforma de vidro, suspensa sobre um abismo no Parque Altos Corvo Branco. Outra foto muito famosa pela região é o Balanço Infinito, no Campo dos Padres. Fora todas as cascatas como Véu da Noiva, Avencal, Papuã, Vacariano; a Pedra Furada; Cânion do Espraiado e tantas outras belezas naturais. 

E com esse frio, é claro que tem uma festa para aquecer. 

Na região, na cidade de Lages, acontece a Festa do Pinhão em pleno inverno, no mês de junho. Pratos como entrevero, que levam o pinhão na receita, conquista os festeiros, entre outras delícias da gastronomia local. E, claro, ao som de muita música com shows de grandes nomes da música nacional. 

Bom, vamos parar por aqui, mas já com essas opções é possível fazer um roteiro bem diversificado e que agrade todos os gostos, garantindo aquela viagem dos sonhos. 

Já decidiu para onde você vai? 

Confira também Festas Tradicionais de Santa Catarina.