Conheça a Ilha do Mel, Paraná

Saiba mais sobre um dos destinos mais procurados do litoral Paranaense

Embarque na Barca Festa na Rede para a Ilha do Mel

Se tem um lugar que é especial e marca registrada do litoral paranaense no Brasil inteiro, é a Ilha do Mel. E os motivos vão muito além da natureza exuberante e preservada, da tranquilidade, da opção de passeio inusitada, não muito longe da capital. A Ilha do Mel tem uma magia diferente, cheia de história, tendo até atraído o escritor do livro O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry, para as suas areias de um jeito um tanto quanto inesperado! (Já ouviu essa história?)

A Ilha do Mel tem 25km de extensão, e é toda preservada pela IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Conheça mais sobre como visitar esse paraíso e já comece a programar a próxima viagem.

Como chegar?

O que fazer?

Festas na Ilha

-Festa da Tainha

-Festival de Jazz

Como Chegar?

A Ilha do Mel, como o nome já diz, é uma ilha, e o seu acesso é apenas por barco ou com as barcas que saem da cidade de Paranaguá e de Pontal do Sul, ambas no litoral paranaense, e fazem a travessia. A diferença entre as duas é o tempo de viagem e os valores. Paranaguá é um pouco mais próxima da capital, mas a travessia até a Ilha leva cerca de 1h30, com o valor de R$53* ida e volta. Já em Pontal do Sul, o trajeto de carro da capital é um pouco mais longo, porém a travessia leva apenas 30min e custa R$35* ida e volta. Vai de você qual passeio prefere para aproveitar.

A travessia é feita somente para pessoas e no máximo bicicletas, portanto, se realizar a viagem de carro, programe-se para deixá-lo em um estacionamento na cidade de partida. A circulação de carros e de transportes puxados por animais não é permitida na Ilha do Mel, com foco na preservação e o que deixa o clima da viagem muito mais raiz, e próximo à natureza.

Não há exigência de nenhum documento específico para atravessar para a Ilha e nem mesmo pagamento de alguma taxa de preservação, porém é necessário acompanhar a lotação máxima, que permite apenas 5000 visitantes em circulação. No verão, em alta temporada, estas vagas de visitação ficam bem disputadas, mas em outras épocas do ano tende a ser bem tranquilo garantir sua passagem.

O que fazer?

Admirar toda a natureza já seria mais do que suficiente para responder este tópico, mas há muitas opções para curtir um bate-e-volta ou até mesmo se hospedar alguns dias no paraíso.

Se você gosta de adrenalina, aqui pode praticar surf, standup paddle, várias trilhas e até o salto duplo com instrutor de uma altura de 3000 metros.

Se você gosta de história, a Ilha foi tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975 e nos presenteia com estruturas preservadas como o Farol das Conchas construído em 1875 e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres construída entre 1767 e 1769, ambas abertas para visitação. Isso sem falar na Gruta das Encantadas, uma fenda entre as rochas que diz ser morada das sereias. Lendas também são parte da história!

Mas se você só quer curtir uma praia mesmo, são mais de 30 por toda extensão, que vão das opções mais agitadas até as mais desertas. Entre elas as mais famosas são Praia Grande e Praia de Encantadas.

Mas e Festa na Ilha, tem?

É claro! A Ilha do Mel promove eventos em épocas de baixa temporada que ajudam a movimentar o turismo, que hoje é a principal fonte de renda da região.

Festa da Tainha

A festa acontece entre os meses de junho e julho, e além de promover um delicioso festival gastronômico que tem como prato principal o peixe tainha, também conta com shows que trazem muita diversão e música para a ilha.

Festival de Jazz (Jazz na Ilha)

O festival que agita os fins de semana de agosto na ilha, com muita música de qualidade, uma gastronomia deliciosa e um cenário paradisíaco. Os amantes do jazz piram!

Precisa de mais motivos para embarcar agora direto para a Ilha do Mel? Se eu fosse você já arrumava as malas, que a galera festeira aqui está só esperando a próxima barca!

Quer conhecer mais do litoral paranaense? Leia os conteúdos sobre Morretes e Guaraqueçaba.

*Valores consultados no site https://www.iat.pr.gov.br em 10 de janeiro de 2023.