Conheça Guaraqueçaba em 2023

Guaraqueçaba: o endereço da Mata Atlântica no litoral paranaense

Conheça esse cenário de tranquilidade e belezas naturais.

Em plena área de Mata Atlântica mais preservada do Brasil está um paraíso para aqueles que adoram fugir das selvas de pedra para curtir a natureza e suas paisagens de tirar o fôlego!

Guaraqueçaba é uma pequena cidade, com pouco mais de 7600 habitantes, mas rodeada de surpresas que vão de cachoeiras, praias desertas, ilhas, fauna e flora quase extintas, e tudo que a Mata Atlântica tem para nos presentear.

Foi por Guaraqueçaba os primeiros registros da colonização portuguesa no Paraná, que data por volta de 1545. Portanto, está mais que comprovado que a nossa história começou aqui, e preservar as nossas origens é um dever!

Mas não ache que tudo em Guaraqueçaba é calmaria da natureza, não! Há muito o que aproveitar na região. Nós do Festa na Rede, trouxemos algumas dicas para você considerar Guaraqueçaba como um próximo destino nos dias de folga. Se liga só!

Como chegar?

-Estrada para Guaraqueçaba

-Travessia de Barco

O que fazer?

-Parque Nacional Superagui

-Reserva Natural de Salto Morato

-Reserva Ecológica de Sebuí

E as Festas? -Festa de São Sebastião

-Aniversário do Município

  • Encontro de Fandango e Cultura Caiçara

Como chegar?

Estrada para Guaraqueçaba

Primeiro, temos que aprender a como chegar lá! O acesso para Guaraqueçaba é a partir de uma estrada com saída da cidade de Antonina, próxima a Morretes, no litoral paranaense. Já aproveita e confere essa matéria sobre Morretes! Quem sabe não emenda os dois passeios?

A estrada não é inteiramente asfaltada, até pelos cuidados com a preservação, o que faz com que alguns veículos tenham dificuldades para chegar até alguns trechos da região, principalmente em períodos de chuva.

Travessia de barco de Paranaguá

Outra opção para chegar até Guaraqueçaba é de barco, com saídas de Paranaguá todos os dias às 9h e às 13h30 (exceto domingos e feriados). A viagem leva de 2 a 3 horas, e pode ser uma ótima opção para quem quer aproveitar o balanço do mar.

O que fazer?

É difícil fugir de passeios que envolvem a natureza por aqui, então, se você não é lá muito chegado(a) a essa opção, melhor pesquisar um destino que combine melhor com você. Mas, se essa é a sua praia (ou a sua mata, de repente), não tem opção melhor de destino.

São várias possibilidades de passeios ecológicos, trilhas e pontos que se destacam entre os rolês mais queridinhos da região. Conheça alguns deles.

Parque Nacional de Superagui

São 35 mil hectares com a maior biodiversidade do mundo, declarada “Sítio do Patrimônio Natural” e Reserva da Biosfera pela UNESCO. Tem noção da riqueza que esse lugar guarda? O Parque Nacional de Superagui foi inaugurado em 1989, com o intuito de cuidar, preservar e valorizar todo este cenário. Não é toda a área que é acessível ao público, mas nela estão consideradas a Ilha das Peças, Ilha do Pinheiro e do Pinheirinho, além de boa parte da Ilha de Superagui.

Reserva Natural de Salto Morato

A reserva possui total infraestrutura para quem quiser tanto passar o dia, quanto acampar e aproveitar mais tempo pela região. As belezas e as atividades ficam por conta da ponte pênsil, aquário e piscina naturais, trilhas e a cachoeira que dá o nome à reserva (Salto Morato) com 100 metros de queda.

Reserva Ecológica de Sebuí

A Reserva Sebuí é um pouco mais afastada, cerca de 50 minutos de barco saindo de Guaraqueçaba. Um mundo natural a parte com muitas cachoeiras, trilhas, manguezais e todas as belezas preservadas nesse rico trecho da Mata Atlântica. A gente nem imagina o quão rico ele é! Você pode escolher tanto por ir para passar somente o dia, quanto por se hospedar em chalés disponíveis para locação pela estrutura da própria reserva.

E as Festas?

Além da grande procura para um Ano Novo diferente e na época do Carnaval, Guaraqueçaba promove festas locais que atraem turistas que gostam de unir um festerê e a natureza. Confira as principais programações e organize a sua ida para lá!

Festa de São Sebastião

No mês de Janeiro a Ilha das Peças, parte do Parque Nacional de Superagui, faz suas homenagens a São Sebastião, com comemorações religiosas, barraquinhas de artesanato e gastronomia, além dos bailes abertos a todo o público.

Aniversário do Município

Por toda a cidade, em cada uma de suas ilhas e praias, acontece uma programação para a comemoração do aniversário do município, no mês de Março. Vão desde atrações culturais como apresentação de teatro e o festival da canção, até a eleição da Garota Guaraqueçaba! Isso sem contar com as delícias gastronômicas e as celebrações religiosas.

Encontro de Fandango e Cultura Caiçara

Para Julho a programação fica por conta do Encontro de Fandango e Cultura Caiçara, em eventos espalhados por toda a cidade, com muita dança, apresentações mesa redonda e demonstração da cultura local.

Mais uma opção para aproveitar o litoral paranaense, seja nas férias ou naqueles dias de folga! E ainda com dicas que vão além da beira da praia e exploram os presentes da nossa natureza.

Quer conhecer mais do litoral paranaense? Leia os conteúdos sobre a Ilha do Mel e Morretes!